Notícias | MIS CE participa de Festival NewImages, evento internacional dedicado à arte imersiva e novas narrativas realizado na França 

07/04/2025

MIS CE participa de Festival NewImages, evento internacional dedicado à arte imersiva e novas narrativas realizado na França 

O Museu da Imagem e do Som do Ceará é uma das instituições participantes da 8ª edição do Festival NewImages, que acontece em Paris de 9 a 13 de abril de 2025. O festival propõe, a cada nova edição, um programa que representa a riqueza da criação digital e as transformações pelas quais o setor passa. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará ( Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte

O MIS será representado pela diretora adjunta do Museu, Natasha Faria, em conferência sobre o tema “Descolonizando identidades culturais: tecnologias imersivas e a recuperação de narrativas”. A apresentação sobre o MIS será no dia 9 de abril, às 17h30, horário de Paris (12h30 no Brasil). Durante a conferência, será abordado como as tecnologias imersivas estão remodelando e reivindicando identidades culturais. 

Na apresentação, serão mencionadas iniciativas de acessibilidade cultural do MIS e que são parte de uma diretriz da Secretaria da Cultura, assim como o Programa Trair o Cistema, desenvolvido pelo MIS desde 2023 e que conta com ações educativas e de difusão que valorizam o protagonismo de pessoas trans, travestis e não binárias. Além disso, também serão apresentadas informações sobre obras autorais como “Aves do Ceará” e “Fósseis do Cariri”,  Natasha Faria ressalta a relevância de o Ceará estar representado neste evento de âmbito internacional, em um painel com foco na descolonização de narrativas e na amplificação de vozes sub representadas. 

Desde 2016, a Secult Ceará acompanha, discute e propõe ações para, progressivamente, implementar e ampliar o acesso e a acessibilidade cultural nas políticas públicas e rede de equipamentos culturais. O órgão guia-se pelas diretrizes do Plano Estadual da Cultura (Lei n.º 16.026) e da Lei Orgânica da Cultura (Lei n.º18.012).

Sala imersiva
O MIS-CE é um museu polifônico, com foco na diversidade e na inclusão, onde se busca pensar por meio das imagens e dos sons, estabelecendo conexões e promovendo experiências compartilhadas. Com equipamentos de última geração para atuar na conservação, digitalização, restauro digital e exposição de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais, o MIS Ceará é hoje um dos museus mais avançados da América do Sul. 

A sala imersiva do MIS conta com oito projetores de 10.000 lúmens e dois projetores de 20.000 lúmens. O resultado é uma resolução de mais de 11.000 pixels. O equipamento é conectado a uma central de controle que manipula imagens 360º, ou seja, elas atingem todo o local: as quatro paredes e o piso. O sistema também possui áudio de alta definição para imersão completa e criação de um ambiente totalmente interativo. 

Editais 
Ao longo dos três anos de reabertura do MIS, comemorados no último dia 31 de março,  o Museu desenvolveu e exibiu na sala imersiva obras como Aves do Ceará, Ontem Choveu no Futuro e Fragmento-Kymera. Além disso, o Museu também conta com editais que têm ampliado as possibilidades de criação e realização de obras que exploram o diálogo entre arte e tecnologia.

Em 2024, o Edital Ocupa MIS Multilinguagem chegou à terceira edição, promovendo iniciativas colaborativas, inclusivas, integradas e inovadoras. Assim, o Museu da Imagem e do Som (MIS CE) se firma como um museu-laboratório, buscando expandir as fronteiras dos meios e formatos tradicionais. O edital tem como proposta conceitual a exploração da relação entre memória, contemporaneidade, arte e tecnologia. 

A cada edição são selecionados e financiados 10 projetos de produção de conteúdo artístico, de diversas linguagens, que usem tecnologias digitais, tanto no aspecto visual quanto sonoro. Isto inclui expressões artísticas diversas que poderão transitar livremente pela fotografia expandida, vídeo expandido, instalações sonoras, realidade aumentada, vídeo mapping e arte generativa. Os projetos realizados são posteriormente exibidos no museu em uma mostra. 

Outro edital lançado pelo MIS-CE que chegou à segunda edição em 2024 é o Ateliê de Criação - Tecnologias Transvestigêneres, que seleciona pessoas artistas  trans, travestis e não-binárias que experimentam nas linguagens audiovisual, fotografia expandida, artes visuais, cinema expandido, performance, realidade virtual, instalação sonora, realidade aumentada, vídeo mapping, projeção interativa, jogos virtuais, arte generativa, arte fractal e outras áreas correlacionadas. 

As pessoas selecionadas participam de diferentes processos formativos, que envolvem a mediação e a tutoria por parte de profissionais com relevante atuação no campo das artes, de forma individual e/ou coletiva, além de oficinas, aulas abertas e partilhas com outros equipamentos públicos. As obras Fragmento-Kymera e “MoneraFungi” foram resultantes, respectivamente, do primeiro e do segundo ateliês.

 

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento: 
Quarta, quinta e domingo: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30. 
Sexta e sábado: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

Tags Relacionadas

MIS sala imersiva festival new images