Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos se apresenta na Praça do MIS (Foto: Deivyson Teixeira).

Com obras de ícones da música como Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos, a Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos volta ao Museu da Imagem e do Som (MIS CE) com o concerto “As Lendas da Sanfona”. A programação aberta ao público, na praça do Museu, será no sábado (27), a partir das 18 horas.

Sob regência do maestro Leonardo Sidney, a orquestra promete um resgate da memória nordestina, promovendo um encontro entre tradição e formação orquestral. No palco, instrumentos como violino e violoncelo se unem ao triângulo e à zabumba em arranjos autorais.

O MIS CE integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido pelo Instituto Mirante.

Oficina de haikus e ilustrações

Pessoas a partir dos 12 anos podem participar, na sexta-feira (26), da oficina “Haiku: a Arte de Observar a Natureza e Transformar Instantes em Poesia”. A atividade, conduzida pela graduanda em Biblioteconomia e estagiária da Biblioteca Marly Mariano e Thomaz Farkas, Nicole Carvalho, promete estimular a observação atenta do ambiente, com a percepção de detalhes, dos ciclos naturais e das relações entre o ser humano e o meio ambiente.

Na oficina, as pessoas vão produzir ilustrações e haikus, desenvolvendo a sensibilidade, a imaginação, a capacidade de expressar ideias. O haiku (ou haicai) é uma forma curta de poesia japonesa, composta geralmente por três versos, que busca capturar de forma simples e objetiva um momento, geralmente inspirado na natureza ou na passagem do tempo.

A atividade será das 15h às 18 horas. As inscrições podem ser feitas pela Internet, no Sympla, até o preenchimento das vagas.

Roda de capoeira acontece durante o Festival Mapeamento Afetivo

Tradicional roda de capoeira acontece domingo no MIS (Foto: Sergio Lima).

O MIS CE recebe, na tarde de domingo (28), o Festival Mapeamento Afetivo – Edição Territórios, marcando o encerramento da quarta edição do projeto Mapeamento Afetivo, organizado pela Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante em parceria com os equipamentos da Rece.

O Mapeamento reuniu bolsistas do Campo do América – que fica no entorno do MIS –, do Moura Brasil e do Poço da Draga.

No Museu, das 15h às 18h, a programação terá roda de capoeira, exibição do curta-metragem “Territórios de Memória”, produzido pelos bolsistas, e lançamento oficial da Feira Afetiva.

O Mapeamento Afetivo é um conjunto de atividades de formação, pesquisa e vivência realizadas por bolsistas que vivem nos territórios onde estão inseridos os equipamentos culturais da Secult geridos pelo Instituto Mirante. No trabalho, são identificados espaços, personalidades, comidas e agentes considerados importantes para a população do território, fortalecendo vínculos entre cultura, memória, pertencimento e comunidade.

A tradicional roda de capoeira do projeto “Vem Vadiar no Museu” será realizada neste domingo como parte do Festival. Desde maio de 2023, a roda comandada pelo Mestre Urso Preto, do Centro Cultural de Capoeira: Raízes Brasileiras, na comunidade do Campo do América, ocupa a Praça do MIS uma vez por mês.

A atividade celebra a herança da capoeira e reforça o compromisso do MIS com a preservação de patrimônios culturais. A roda é aberta ao público.

A programação do Festival conta ainda com a instalação coletiva de mosaicos nas ruas das comunidades do Poço da Draga, Campo do América e Moura Brasil, além de ações na Pinacoteca do Ceará.

Oficina “Corpo em Foco – Desconstruindo Imagens”

Promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço no MIS CE, como parte do projeto Percursos, a oficina “Corpo em Foco – Desconstruindo Imagens” chega aos últimos dias de atividades na sexta-feira (26) e no sábado (27), das 14h às 19 horas.

A oficina é conduzida pela artista e pesquisadora Lila Almeida e combina teoria e prática para instigar reflexões sobre a percepção da própria imagem corporal. A proposta desafia padrões estéticos impostos, abrindo espaço para que cada participante construa novas narrativas visuais sobre si criando videoartes.

A atividade, gratuita e aberta para pessoas a partir de 16 anos, segue com inscrições abertas pelo Sympla.

Exposições e obras em cartaz

O público que visita o MIS CE segue podendo conferir exposições físicas e trabalhos da Sala Imersiva, de quarta a domingo.

Na Sala Imersiva (andar -2 do Anexo), são exibidas, em sessões, as obras “Aves do Ceará”, “Ypykuéra: Povos Originários e a Megafauna”, “O Paraquedista” e “Apenas lembranças que eu tinha de lá”.

Quarta, quinta e domingo, a programação é das 10h às 18h e começa com a exibição de “Aves do Ceará” e “Ypykuéra: Povos Originários e a Megafauna”, das 10h às 12h. Das 12h às 13h, entra em cartaz “Apenas lembranças que eu tinha de lá”. À tarde, das 13h até as 16h, voltam as exibições de “Aves do Ceará” e “Ypykuéra: Povos Originários e a Megafauna”. A tarde se encerra com “O Paraquedista” e “Apenas lembranças que eu tinha de lá”, exibidas até as 18h.

Na sexta-feira e no sábado, a programação é a seguinte: das 13h às 16h, ocorrem sessões de “Aves do Ceará” e “Ypykuéra: Povos Originários e a Megafauna”. Na sequência, das 16h às 17h, a exibição é de “Apenas lembranças que eu tinha de lá” e, encerrando, das 17h às 20h, são exibidas as obras “Apenas lembranças que eu tinha de lá” e “O Paraquedista”.

O Museu segue com as exposições “Uma rua chamada cinema” (andar +2), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “A Fortaleza de dentro”, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço (andar -2). No Casarão, pode ser visitada a exposição “Laboratório dos Sentidos”. Na Galeria da Liberdade, espaço gerido pelo MIS, está em cartaz a exposição “Encantarias da Liberdade Indígena do Ceará”.

O Museu funciona de quarta a domingo, nos seguintes horários: quarta, quinta e domingo, das 10h às 18h (acesso até 17h30); e sexta e sábado, das 13h às 20h (acesso até 19h30). A Galeria da Liberdade abre de quarta a sábado, nos mesmos horários do Museu. A biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas (andar +1) está fechada temporariamente para manutenção do ar-condicionado. O trabalho deve ser finalizado até sexta-feira (26), e as atividades serão retomadas normalmente após a conclusão.