O MIS

Em direção a um futuro mais justo

O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, ressurge ampliado e equipado para sua missão. Tem a tarefa de informar e educar disponibilizando mensagens artísticas e sociais para o seu público, construindo processos mais democráticos e colocando um ponto de interrogação nas estruturas conservadoras. Isso sem deixar o passado de lado, pois à medida que as ordens sociais, econômicas e tecnológicas mudam, somos movidos a manter os elementos do antigo para nos ajudar a entender o novo e nosso lugar nele. A proposta é de um pensar com imagens e sons e, com isso, resistir – e essa resistência como um problema efetivamente imagético/sonoro. Não uma modalidade de resistir pela transmissão de mensagens ou de conscientização quanto a maneiras de estar no mundo. Aqui não se trata de uma relação criada fora da imagem e do som, mas uma preensão do objeto estético nos corpos, nos gestos, nas posturas, como um processo produtor de pensamento, como modalidade de pensar com imagens sonoras que promovem, no corpo a corpo com o mundo, interferências e transformações.



Silas de Paula
Diretor do Museu da Imagem e do Som Chico Alburquerque

 


 

Um espaço que coloca o Ceará no centro do diálogo entre memória e contemporaneidade, investigação artística e tecnologia. O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque é um ambiente cultural efervescente, que busca ampliar o acesso aos bens culturais em sua pluralidade, em consonância com as linguagens experimentais da arte contemporânea e as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias digitais.    

O MIS Ceará é lugar de experimentação, educação, reflexão, preservação, pesquisa e entretenimento. Um museu polifônico, com foco na diversidade e na inclusão, onde se busca pensar por meio das imagens e dos sons, estabelecendo conexões e promovendo experiências compartilhadas. Contando com equipamentos de última geração para atuar na conservação, digitalização, restauro digital e exposição de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais, o MIS Ceará é hoje um dos museus mais avançados da América do Sul. 

 



 

Em defesa da diversidade

No MIS Ceará, acreditamos que a diversidade é uma força, e que a inclusão é fundamental para a nossa missão de preservar e promover a memória do Ceará. Por isso, condenamos firmemente o racismo e a transfobia, bem como todas as formas de discriminação e exclusão.

Aqui, desejamos criar um ambiente seguro e acolhedor para todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, gênero ou expressão de gênero, orientação sexual, religião ou crença, idade, capacidade ou origem. Não toleramos nem compactuamos com qualquer tipo de discriminação ou violência. 

Acreditamos que a arte e a cultura têm o poder de transformar as pessoas e as sociedades, e estamos comprometidos em construir um mundo mais justo, igualitário e inclusivo. Juntos, podemos lutar contra o racismo, a transfobia e todo tipo de preconceito para construirmos uma sociedade mais diversa e respeitosa. Junte-se a nós nessa importante missão.



RACISMO É CRIME. LGBTFOBIA É CRIME. Lei 7.716/89.

 

DENUNCIE: disque 100.