Exposições | Bravos como o campo: Somente o futebol que jogamos

Em cartaz no andar -1 do Anexo até 02 de junho.

 

Quarta e quinta-feira: 10h às 18h (entrada até 17h30)

Sexta-feira a domingo: 13h às 20h (entrada até 19h30)




Instalação produzida pelo Programa Mapeamento Afetivo Campo do América, do Instituto Mirante de Cultura e Arte. A iniciativa identificou times de futebol do território, dos mais antigos aos mais contemporâneos. A proposta é reverenciar a presença desse esporte tão significativo para as pessoas que moram na região. As peças compõem uma ambientação que nos leva à área central de convivência da comunidade: o antigo “campo de areia”, hoje conhecido como Areninha do Campo do América. 

 

O Mapeamento Afetivo é um Programa de Formação e Pesquisa com metodologia e prática aplicadas por pessoas jovens e adultas de territórios onde funcionam espaços culturais da Secult Ceará geridos pelo Instituto Mirante. O objetivo do programa é mapear, reconhecer e valorizar associações, personagens, lideranças, coletivos, patrimônios, memórias, lugares, guardiões e guardiãs da memória, comidas e outros marcos relevantes para as comunidades envolvidas.  

 

Autoria da Instalação: 

Adriana Miranda de Sousa, Anna Rosa Pereira da Silva, Bianca dos Santos Bernardino, Emanuele dos Santos do Nascimento, João Ycaro Rocha de Sousa, Maria Uila dos Santos Silva, Rochely Maria da Silva e Ullisses de Sousa Costa.

 

Acervo dos Moradores do Campo do América:

Adriana (Adriana Miranda de Sousa), Cecília (Cecília de Sousa Lima), Conde (Francisco de Assis Neto), DiAssis (Francisco de Assis Bezerra), Iago, Neném (Francisco Bezerra do Nascimento), Renato (Renato Sena dos Santos), Nem (Antônio Carlos dos Santos), Neto (Francisco Rodrigues Sampaio Neto), Paulinho Thiago, Zé Armando (José Armando Campos Dias). 

 

Expografia:

Adriana Miranda de Sousa, Anna Rosa Pereira da Silva, Bianca dos Santos Bernardino, Emanuele dos Santos do Nascimento, João Ycaro Rocha de Sousa, Lipe da Silva, Maria Uila dos Santos Silva, Pedra Preciosa Oliveira da Silva, Rochely Maria da Silva e Ullisses de Sousa Costa. 

 

Montagem:

Kelviane Lima

 

Apoio:

Museu da Imagem e do Som do Ceará

 

Realização:

Instituto Mirante de Cultura e Arte

Secretaria da Cultura do Ceará