Com curadoria do artista e professor Solon Ribeiro, a exposição apresenta a obra do pintor de forma inédita: uma projeção audiovisual na sala imersiva, dirigida pelo artista visual Valentino Kmentt, ocupando as quatro paredes e o piso da sala de forma dinâmica e criativa.
O universo imersivo de Chico da Silva
Realizada com o apoio da Pinacoteca do Ceará, a obra que está na sala imersiva festeja Chico da Silva com um mosaico de cores e sons. A imersão proporciona ao visitante um mergulho no mundo singular e mágico da chamada Escola do Pirambu, que tinha como figura central o grande pintor Chico da Silva. A partir da incorporação e da releitura de elementos visuais característicos do grupo, no contexto da arte contemporânea e das tecnologias imersivas, a exposição celebra um dos maiores artistas que o Ceará viu surgir.
-----------
Confira aqui o convite feito pelo curador Solon Ribeiro:
Propomos a você a liberdade de voar através da obra de Chico da Silva, o homem que, vindo do Acre, grafitava dragões, cobras, navios fantasmas e zepelins nos muros das casas dos pescadores do Pirambu e que, aos poucos, ousou lançar pinceladas expressivas sobre a tela.
Chico não poupou a vibração das cores. Usou-as sem parcimônia, de forma visceral e emocional. Suas representações de paisagens e animais revelam uma energia frenética e uma sensibilidade profunda, transmitindo uma ação que desafiou a normalidade e a ordem estabelecida, explorando novas possibilidades de expressão.
Um artista indígena, desafiou todos os preconceitos imagináveis ao ser reconhecido e premiado, rompendo barreiras e estereótipos arraigados. Menção honrosa na Bienal de Veneza de 1966, seria um fato inédito nesta conceituada bienal internacional.
Mais do que um simples olhar retrospectivo, esta exposição é um chamado a uma coexistência criativa que transcende as barreiras do tempo e conecta o passado, o presente e o futuro da arte em uma narrativa intensa.
É na busca destas conexões entre os tempos vividos, sentidos, sonhados que está o MIS Ceará. Um Museu que se abre para a experiência e para o experimento. Um Museu Laboratório que se lança rumo à pluralidade de narrativas e valoriza o dispersar das certezas para acolher inquietudes
Vamos mergulhar nesse universo rico e vibrante, onde as cores cantam e os dragões se devoram.
Solon Ribeiro
-----------
Chico Imersivo
O projeto audiovisual que propomos trata de atender ao desafio de interpretar a obra e parte da vida de Chico da Silva e a Escola do Pirambu em um ambiente completamente tomado pela tecnologia digital. Este trabalho é pensado para um ambiente e um público que demanda encantamento através do movimento, da forma, do som, de uma narrativa fluida que expande a obra original do artista.
Reproduzir em 2023 uma trajetória tão rica e importante para a arte cearense como a de Chico da Silva me exigiu como artista ir um pouco além de simplesmente expor seus quadros e sua imagem, me vi forçado a apropriar-me de sua obra, tomar emprestado um pedaço de sua trajetória, seu pincel, suas telas para assim aplicá-la nesse novo ambiente que extrapola a fronteira da tela convencional, um ambiente multitelas, um espaço de imersão. Meu maior desafio foi tentar criar um diálogo de períodos artísticos, de escolas, de técnicas e linguagem.
O roteiro e a concepção artística deste projeto foi concebido no intuito de proporcionar ao público participante uma experiência dinâmica e sensorial, uma experiência que apresenta parte da obra e da trajetória a partir de fragmentos, colagens, estímulos sonoros que dialogam com a essência criada pelo artista.
Neste caso, cores, texturas, elementos dos quadros e técnicas utilizadas são reproduzidas neste produto audiovisual em ordem de aproximar o público não apenas das figuras mas também das principais características que marcam a relevância que estes artistas têm para o campo da arte cearense.
Valentino Kmentt
-----------
Confira aqui mais informações sobre a exposição e o universo de Chico da Silva.