Notícias | Curtas sobre mitos e lendas encantam crianças e adultos na praça do MIS 

27/08/2024

Curtas sobre mitos e lendas encantam crianças e adultos na praça do MIS 

 

A tarde de domingo (25 de agosto) contou com muita pipoca e diversidade cultural.  A programação propôs um recorte temático que apresenta um passeio por várias lendas, histórias, mitos e culturas diferentes. Mitos indígenas, a jornada dos orixás e a lenda do Mapinguari foram os temas dos três curtas-metragens exibidos no Museu da Imagem e do Som  do Ceará. O  MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte. 

Cerca de 75 pessoas participaram do Encontrinhos IC Play, na praça do MIS. O público curtiu o cineminha ao ar livre com distribuição gratuita de pipoca. O Encontrinhos IC Play, em parceria com o Itaú Cultural, exibiu, em Fortaleza, três curtas-metragens infantis de animação. Saiba mais sobre os filmes que também estão disponíveis gratuitamente, mediante cadastro, na plataforma Itaú Cultural Play:

- Mitos indígenas em travessia (SP | Animação | 2019 | 22 min)

Direção: Julia Vellutini e Wesley Rodrigues 

Uma antologia de seis histórias fantásticas de diferentes povos indígenas brasileiros: A ema e A menina e a cobra, de origem Kadiwéu, O menino peixe e A Via Láctea, de origem Kuikuro, As mulheres sem rosto e O urubu-rei, de origem Javaé.

- Òrun Àiyé – a criação do mundo (BA | Animação | 2015 | 12 min)

Direção: Jamile Coelho e Cintia Maria

Um avô narra à sua neta a história da criação do mundo e dos seres humanos, segundo a mitologia iorubá. Tal como um velho contador, ele apresenta a jornada dos orixás e os conflitos deste episódio de nascimento, no qual homens e mulheres são moldados a partir do barro.

- Contos mirabolantes – O olho do Mapinguari (PA | Animação | 2023 | 9 min)

Direção: Andrei Miralha e Petronio Medeiros

Maria Estrela adora ouvir histórias antes de dormir. Mas, nessa noite em especial, ela quer inventar um conto mirabolante e narrá-lo para os pais. A história que ela conta é a do Mapinguari, um enorme monstro que perde seu único olho na floresta. Para encontrá-lo, o aflito Mapinguari terá o apoio de uma heroína muito especial e de seu fabuloso boi-bumbá.

SERVIÇO:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Funcionamento: 

Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30. 

Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30. 

Entrada: gratuita.

Acompanhe a programação: @mis_ceara

https://mis-ce.org.br/

Fotos: Natália Magalhães

Tags Relacionadas

encontrinhos IC Play curtas Itau Cultural Praça