Educação e Formação

O Museu da Imagem e do Som do Ceará estimula diálogos e trocas de conhecimentos e vivências entre diferentes sujeitos, grupos e comunidades, que afetam e constituem esta instituição. Animado pelas ideias de Paulo Freire, o MIS compreende a educação como um caminho de experimentação e afirmação da liberdade, em que são fundamentais a partilha ampla de experiências e saberes para o fortalecimento de uma sociedade democrática, justa e diversa. 

A Coordenação de Educação e Formação do MIS atua de forma transversal e realiza atividades que buscam promover experiências artísticas e estéticas, possibilitar a produção de conhecimento, fomentar a capacitação do campo cultural e estimular reflexões sobre arte, cultura, tecnologia, memória e sociedade, com ênfase na imagem e no som, em conexão com a vida e os desafios da contemporaneidade. Dessa forma, o programa formativo deseja contribuir com a efetivação e a ampliação de direitos sociais dos mais diversos públicos. 

Fazem parte da programação visitas mediadas aos programas expositivos e a outros setores da instituição, ateliês de criação com artistas e curadores, seminários, cursos e aulas abertas, em formato presencial, virtual ou híbrido. 

O MIS propõe, ainda, um canal ativo em que qualquer pessoa ou grupo possa sugerir projetos educativos articulados com a instituição e voltados para os mais variados públicos, além de parcerias com outros equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará e do Instituto Mirante, escolas, universidades, coletivos artísticos, articulações comunitárias, museus e outras instituições governamentais e da sociedade civil.