Educação e Formação | Ateliês de Criação

Ateliê de Criação - Tecnologias Transvestigêneres

 

O Ateliê de Criação - Tecnologias Transvestigêneres é um espaço de investigação e intercâmbio de experiências, com ênfase na transdisciplinaridade, buscando aproximar, diluir e questionar as fronteiras e barreiras existentes entre linguagens artísticas e outros campos do conhecimento, incentivando o hibridismo e as experimentações. O processo formativo ocorreu entre os meses de novembro de 2023 a janeiro de 2024, com os professores Castiel Vitorino Brasileiro, Lohr Mesquita (DJ Viúva Negra), Elton Panamby, Ayala Prazeres e Paula Trojany. 

Para participar do processo formativo, foram selecionadas 10 pessoas artistas/pesquisadoras trans, travestis e não-binárias do Ceará que experimentam em linguagens artísticas diversas, com foco na relação entre arte e tecnologia: Amorfas, Curimatã Oliveira, Ella Monstra, Georgia Vitrilis, Hesse Santana, Lipe Maria, Lui Foito, Mica Macaca, Stefany Mendes e Nicotinta. 

O Ateliê de Criação - Tecnologias Transvestigêneres faz parte do programa Trair o Cistema, um programa de ação educativa, pesquisa e difusão tendo como objetivo a difusão de trabalhos artísticos de pessoas artistas trans, travestis e não binárias cearenses. O programa propõe um olhar para os pactos ficcionais da cisgeneridade, questionando-os e reinventando o imaginário construído socialmente. A ação é conduzida pelas educadoras trans do MIS Aires, Garu Pirani e romã.

 

 

Ateliê de Criação “Daquilo que Não Sabemos que Sabíamos"

 

De outubro de 2022 a fevereiro de 2023, o Ateliê de Criação “Daquilo que Não Sabemos que Sabíamos" do Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque reuniu artistas que, selecionadas por meio do Edital OCUPA MIS, desenvolveram pesquisas de criação nas Artes Visuais e Sonoras e investigaram as relações entre arte, tecnologia e questões urgentes na contemporaneidade. O título do ateliê é inspirado em uma conferência do escritor Mia Couto, que conta a história de uma mulher que, já sabendo que estava perto da morte, pediu ao companheiro que lhe contasse histórias em uma língua desconhecida. Os dois passam a experimentar momentos de dúvida, espanto e descoberta. Inventam uma nova linguagem que cria ecos com memórias que nem sabiam que tinham. O escritor traz a dimensão do "caos seminal" no processo de criação artística. "Todos nós aspiramos regressar a essa condição em que estivemos tão fora de um idioma que todas as línguas eram nossas. Dito de outro modo, todos nós somos impossíveis tradutores de sonhos", escreve.
O Ateliê de Criação foi um espaço de investigação e intercâmbio de experiências, com ênfase na transdisciplinaridade, buscando aproximar, diluir e questionar as fronteiras e barreiras existentes entre linguagens artísticas e outros campos do conhecimento, incentivando o hibridismo e as experimentações. O Ateliê contou com a mediação de artistas e pesquisadores como Ana Raylander Martis dos Anjos, Batman Zavareze, Hélio Menezes, Ana Cecília Soares e Júnior Pimenta, além do intercâmbio com a equipe do MIS.
Na mostra de abertura de processos, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2023, ocorreu a apresentação de 17 pesquisas de criação e 1 pesquisa curatorial, ocupando diversos espaços e telas do Museu da Imagem, com diferentes linguagens e suportes.

Pesquisa curatorial

Felipe Camilo - Ruína, Rastro, Imaginação: Um Devir Negro nas Imagens
Artistas Colaboradores - Clébson Francisco, David Felício, Jorge Silvestre, Flávia Almeida, M. Dias Preto, Maria Macêdo

Pesquisas de criação artística

Apolo (Chaplin Cearense) - Superfície do Cinema Chapliniano entre corpo e imagem
Camila Albuquerque - Rede de Apoio
Cigana - Portais da Nova Era
Criznada Telepatia tecnológica: como se comunicar telepaticamente através dos sonhos das máquinas
Danz - Vestido Ocluso
Duda - Um corpo que voa
Gustavo de Paula - Cadernos que Vestem e Alimentam: Aqueles que não sabíamos que sabemos.
Jeff Santos - Futurologia ou a possibilidade de fabular o amanhã 
Lívio - Projeto Cara Pálida
Marília Oliveira - Elas Chegam Pelo Mar
Nágila Gonçalves - Casa Corpo em Memória Anhamum
Plantomorpho - Salão das aberrâncias
Sabrina Moura - Mar de Simoa
Sid - Me afoguei várias vezes até sentir que profundo é onde eu moroTaís Monteiro - Cama de Baleia
Tea Marcelo - falar-pensar pretuguês: movimentos e presenças negro-brasilianas no Siará
zwanga adjoa nyack - assentamento