O MIS

Em direção a um futuro mais justo

O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, ressurge ampliado e equipado para sua missão. Tem a tarefa de informar e educar disponibilizando mensagens artísticas e sociais para o seu público, construindo processos mais democráticos e colocando um ponto de interrogação nas estruturas conservadoras. Isso sem deixar o passado de lado, pois à medida que as ordens sociais, econômicas e tecnológicas mudam, somos movidos a manter os elementos do antigo para nos ajudar a entender o novo e nosso lugar nele. A proposta é de um pensar com imagens e sons e, com isso, resistir – e essa resistência como um problema efetivamente imagético/sonoro. Não uma modalidade de resistir pela transmissão de mensagens ou de conscientização quanto a maneiras de estar no mundo. Aqui não se trata de uma relação criada fora da imagem e do som, mas uma preensão do objeto estético nos corpos, nos gestos, nas posturas, como um processo produtor de pensamento, como modalidade de pensar com imagens sonoras que promovem, no corpo a corpo com o mundo, interferências e transformações.



Silas de Paula
Diretor do Museu da Imagem e do Som Chico Alburquerque

 


 

Um espaço que coloca o Ceará no centro do diálogo entre memória e contemporaneidade, investigação artística e tecnologia. O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque é um ambiente cultural efervescente, que busca ampliar o acesso aos bens culturais em sua pluralidade, em consonância com as linguagens experimentais da arte contemporânea e as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias digitais.    

O MIS Ceará é lugar de experimentação, educação, reflexão, preservação, pesquisa e entretenimento. Um museu polifônico, com foco na diversidade e na inclusão, onde se busca pensar por meio das imagens e dos sons, estabelecendo conexões e promovendo experiências compartilhadas. Contando com equipamentos de última geração para atuar na conservação, digitalização, restauro digital e exposição de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais, o MIS Ceará é hoje um dos museus mais avançados da América do Sul.