Em cartaz até maio de 2025 na Sala Imersiva do MIS.
Funcionamento:
Quarta e quinta-feira (10h às 18h, com acesso até 17h30)
Sexta a domingo (13h às 20h, com acesso até 19h30)
O Museu da Imagem e do Som do Ceará abre suas portas para uma jornada no tempo com a estreia de "Fósseis do Cariri", um espetáculo imersivo que recria os ecossistemas fossilizados da Bacia do Araripe, um dos mais ricos e importantes patrimônios paleontológicos do mundo. A estreia será no dia 11 de janeiro de 2025 e promete levar o público a uma fascinante viagem ao passado.
A obra é dirigida pelo professor do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Adriano Oliveira, e produzida pelo Laboratório de Visualizações Interativas e Simulações (Labvis-UFC), em parceria com a Lunart Estúdio de Animação. A apresentação combina tecnologia de ponta, rigor científico e criatividade artística para oferecer uma experiência única de projeção mapeada de alta resolução nas paredes e no piso da sala imersiva do MIS. O projeto conta ainda com o apoio do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, do Núcleo de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Geopark Araripe e da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Com som espacializado e duração de 15 minutos, a atração transportará os visitantes para 100 milhões de anos atrás, no meio do período Cretáceo, quando dinossauros, pterossauros, tartarugas e outras formas de vida habitavam o que hoje conhecemos como a Chapada do Araripe. Porém, mais do que apenas mostrar os animais, "Fósseis do Cariri" recria biomas extintos completos, com vegetação, animais terrestres e aquáticos da época.
A obra é constituída por vídeos, ilustrações e animações 2D e 3D, exibindo toda a exuberância dos ecossistemas retratados. Além de se apoiar em pesquisa e em entrevistas, o projeto contou com a consultoria do professor José Xavier Neto, ex-cientista chefe do Ceará de 2019 a 2023. O professor José Xavier Neto tem doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo e pós-doutorados em Biologia Molecular (USP) e em Biologia do Desenvolvimento (Universidade de Harvard), além de pesquisador renomado em Paleontologia.