Em cartaz:
Quarta e quinta-feira: 16h às 18h
Sextas, sábados e domingos: 19h às 20h
A mostra imersiva chamada “fragmento-KYMERA” é resultante do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres, voltado para pessoas trans, travestis e não-binárias.
A obra se desenvolve a partir do encontro de dez artistas. A criação, realizada de forma coletiva, parte de experimentações com sons e imagens criados a partir de investigação de imagens de arquivo, fabulações com tecnologias de fotogrametria (3D) e animações. Na obra, um fragmento de memória orbita no tempo e espaço antes de ser inventado. Essa memória busca um lar para que possamos coexistir por meio da circularidade das matérias. Somos espirais que habitam uma movimentação cósmica.
Sobre o Ateliê de Criação - Tecnologias Transvestigêneres
O Ateliê de Criação - Tecnologias Transvestigêneres é um espaço de investigação e intercâmbio de experiências, com ênfase na transdisciplinaridade, buscando aproximar, diluir e questionar as fronteiras e barreiras existentes entre linguagens artísticas e outros campos do conhecimento, incentivando o hibridismo e as experimentações. O processo formativo ocorreu entre os meses de novembro de 2023 a janeiro de 2024, com os professores Castiel Vitorino Brasileiro, Lohr Mesquita (DJ Viúva Negra), Elton Panamby, Ayala Prazes e Paula Trojany.
Para particpar do processo formativo, foram selecionadas 10 pessoas artistas/pesquisadoras trans, travestis e não-binárias do Ceará que experimentam em linguagens artísticas diversas, com foco na relação entre arte e tecnologia: Amorfas, Curimatã Oliveira, Ella Monstra, Georgia Vitrilis, Hesse Santana, Lipe Maria, Lui Foito, Mica Macaca, Stefany Mendes e Nicotinta.
O Ateliê de Criação - Tecnologias Transvestigêneres faz parte do programa Trair o Cistema, e foi idealizado e conduzido pelas educadoras do MIS Aires, Garu Pirani e rømã.
Sobre o Trair o Cistema
Trair o Cistema é uma programa de ação educativa, pesquisa e difusão tendo como objetivo a difusão de trabalhos artísticos de pessoas artistas trans, travestis e não binárias cearenses. O programa propõe um olhar para os pactos ficcionais da cisgeneridade, questionando-os e reinventando o imaginário construído socialmente. A ação é conduzida pelas educadoras do MIS Aires, Garu Pirani e romã.
FICHA TÉCNICA DA OBRA “fragmento-KYMERA”
DIREÇÃO GERAL
Ella Monstra
PRODUÇÃO GERAL
Curimatã Oliveira
Mica Macaca
DRAMATURGIA
Amorfas
Curimatã Oliveira
Ella Monstra
Georgia Vitrilis
Hesse Santana
Lipe Maria
Lui Foito
Mica Macaca
Stefany Mendes
Nicotinta
ROTEIRO
Amorfas
Nicotinta
CONSULTORIA DE ANIMAÇÃO
Garu Pirani
ANIMAÇÃO 3D (fotogametrias)
Lipe Maria
ANIMAÇÃO 2D (sol)
Lui Foito
FOTOGRAMETRIAS
Paula Trojany
PESQUISA DE IMAGENS DE ARQUIVO
Amorfas
DESENHO SONORO
Georgia Vitrillis
Nicotinta
SOM
Nicotinta
Mica Macaca
MONTAGEM
Nicotinta
ARTISTAS DO ATELIÊ DE CRIAÇÃO TECNOLOGIAS TRANSVETIGÊNERES
Amorfas
Curimatã Oliveira
Ella Monstra
Georgia Vitrilis
Hesse Santana
Lipe Maria
Lui Foito
Mica Macaca
Stefany Mendes
Nicotinta